Lisboa, 6 de Outubro de 2022
A Nobre continua empenhada no combate ao desperdício alimentar. Por isso, no passado dia 29 de Setembro, Dia Internacional da Consciencialização sobre as Perdas e Desperdício Alimentar, marcou presença no evento Unidos Contra o Desperdício, em Lisboa, com o objetivo de alertar para esta questão e a importância de se mudarem os comportamentos dos portugueses.
Estima-se que em Portugal 1.000.000 de toneladas de alimentos sejam desperdiçadas todos os anos, tornando-se essencial encontrar formas de contrariar esta tendência. Para inspirar hábitos de mudança, a Nobre criou, em parceria com a blogger Nárwen’s Cuisine, três receitas fáceis de confecionar — e igualmente saborosas — para quem não sabe o que fazer com as sobras que tem no frigorifico.
3 Porções - 10 Minutos - Fácil
Ingredientes
Preparação
Começar por cozer a farinheira em água (durante 5 minutos) e reservar. Depois, na água utilizada para a cozedura da farinheira, colocar as folhas de couve, cortadas ao meio e sem o talo. Adicionar sal, uma pitada de bicarbonato de sódio e deixar cozer (não deixar cozer demasiado, dado que será necessário que as folhas se mantenham “inteiras”). Escorrer as folhas de couve e reservar. Depois, retirar o recheio das farinheiras e esmagar com um garfo para obter uma pasta homogénea. Por fim, num prato de servir, alternar camadas de couve com a farinheira (colocar diversas folhas de couve por cada camada, entre 6 a 8), regar com azeite e tempera com vinagre a gosto. Reaproveitar e... Bom apetite!
3 Porções - 25 Minutos - Fácil
Ingredientes
Preparação
Começar por untar uma forma de tartes com um fio de azeite e preenchê-la com fatias de pão. Apertar bem as fatias, umas contra as outras e cortá-las em pedaços mais pequenos até que toda a forma esteja completamente coberta.
Cobrir a base de pão, abundantemente, com o molho de tomate e polvilhar com o queijo picado grosseiramente. Adicionar as rodelas de salsicha e polvilhar com orégãos. Levar ao forno, previamente aquecido a 200º, por 15 minutos ou até o queijo estar derretido e a base crocante. Servir e deliciar-se com esta pizza criativa e deiciosa!
Molho de tomate italiano:
Descascar e picar a cebola e o dente de alho. Levá-los a refogar em azeite, juntar o tomate em pedaços pequenos e deixar ferver em lume brando durante 15 minutos, sem tapar. Temperar com o açúcar (o açúcar retira a acidez do tomate e torna o molho mais saboroso), o sal, o louro e a pimenta, deixando cozer mais 10 minutos. Juntar então o manjericão, deixando o molho a cozer durante mais 10 minutos. Depois, misturar o concentrado de tomate, mexendo bem. O molho não deverá ficar muito fluido, se necessário adicionar mais um pouco do concentrado. Estará no ponto quando o molho se tornar espesso e uniforme. Por fim, retirar a folha de louro e passar o molho pela varinha mágica, deixando arrefecer antes de usar na base da pizza.
4 Porções - 70 Minutos - Fácil
Ingredientes
Preparação
Começar por preparar a massa, misturando a farinha com o sal. Adicionar a manteiga, em temperatura ambiente, misturando bem com as pontas dos dedos até obter uma espécie de farelo. Aos poucos, adicionar a água até obter uma massa elástica e que não grude nas mãos. Dividir a massa em 12 partes iguais, moldando pequenas bolas. Tapar com película aderente e levar ao frigorífico durante 30 minutos. Estender cada uma das partes da massa (partes ligeiramente grossas) e fazer círculos com elas sobre uma superfície enfarinhada. Colocar cada círculo de massa sobre formas pequenas e frisadas e cortar o excedente. Depois, picar a massa com um garfo e reservar.
À parte, cortar as sobras de peito de peru (ou outra que haja: salsichas, por exemplo) e o queijo em cubinhos pequenos, misturando-os. Adicionar um pouco de cada um destes ingredientes (com outras sobras que existam) a cada mini quiche. Depois, bater os ovos, juntar-lhes as natas e temperar com sal e pimenta. Regar cada quiche com este preparado até preencher as formas.
Por fim, levar ao forno previamente aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, ou até a massa se apresentar cozida e as quiches douradas. Servir morno ou frio.